(11) 3045 5119 | (11) 96593 1968

Impressão 3D na odontologia e suas aplicações no mercado

O mercado odontológico apresenta mudanças a todo momento. Por isso, neste texto, chegou a vez de entender os diferenciais da impressão 3D na Odontologia para um tratamento inovador e seguro para os pacientes.

Impressão 3D na odontologia e suas aplicações no mercado


A impressão 3D na Odontologia ganha a cada dia mais espaço nas clínicas e consultórios. Afinal, a tecnologia é vista como uma revolução na área, principalmente pelas vantagens que proporciona para imprimir modelos para próteses ou alinhadores, planejar tratamentos e guias cirúrgicos. 



E exatamente para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo especial. Continue a leitura e descubra como a tecnologia pode contribuir para seu consultório e na realização dos tratamentos dos pacientes



O que é a impressão 3D na Odontologia?


A impressão 3D na Odontologia é feita a partir da sobreposição de camadas resinosas por meio de sistemas gráficos para a impressão de modelos que substituem os de gesso tradicionais. Tudo isso proporciona maior precisão já que elimina as distorções que acontecem durante a moldagem analógica e o preenchimento do molde com gesso. 


Logo que foi implantada nos consultórios odontológicos, ela foi usada para a criação de modelos de estudo, mas com a evolução do processo ao longo do tempo, as aplicações foram expandindo, tendo hoje a impressão 3D sendo utilizada para a confecção de próteses, alinhadores e guias cirúrgicos em cirurgia ortognática e implantes.


Além disso, a impressão 3D na Odontologia é usada também pelos profissionais que buscam ter o recurso da impressão tridimensional no fluxo do seu consultório para aumentar a velocidade de entrega dos trabalhos e economizar espaço físico de armazenamento dos modelos, já que eles ficam arquivados de forma digital. 


Principais exemplos de aplicações da impressão 3D na Odontologia 


1. Cirurgias 


Nas cirurgias a impressão 3D faz toda a diferença quando o assunto é planejar o procedimento cirúrgico com o uso dos biomodelos. Por esse motivo, se torna mais fácil estudar a anatomia esquelética e dentária do paciente, para evitar complicações durante a cirurgia, principalmente nas extrações de siso e cirurgia ortognática.


2. Restaurações 


Sabe quando os dentes apresentam uma grande perda da sua estrutura? É nesse momento que a impressão 3D na Odontologia entra. Após realizar o escaneamento, a impressora fabrica fielmente o modelo, sem as distorções que podem acontecer nos procedimentos de moldagem analógica.


3. Próteses e Implantes 


Nesse caso, a impressão 3D na Odontologia é usada para fabricação de próteses e guias cirúrgicos para a instalação de implantes, principalmente nas regiões com a tábua óssea muito estreita ou em regiões muito próximas das estruturas anatômicas como seio maxilar e nervo alveolar inferior.  


Ela garante maior precisão ao implantodontista e também mais segurança ao paciente. Além disso, em relação às próteses é possível confeccionar modelos de impressão mais rápidos para que o paciente possa testar o conforto da peça. 


Vale a pena investir na impressão 3D? 


O uso da impressão 3D na Odontologia é praticamente indispensável em certos casos, pois torna os tratamentos mais seguros e os procedimentos inovadores. Porém, por tratar-se de um equipamento de alto valor, é essencial compreender se a clínica possui alta demanda de procedimentos que façam uso deste recurso, para que o investimento garanta um retorno financeiro. 


Outro destaque importante, caso você cirurgião-dentista decida pela compra do equipamento, é pesquisar a tecnologia de acordo com a sua necessidade, além de buscar uma boa marca, com custo-benefício e credibilidade no mercado. Avalie os preços, se conta com um bom suporte e manutenção. 


Gostou deste conteúdo? Para conferir outras dicas como essas, siga as redes sociais do IOA São Paulo: Facebook e Instagram.



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas