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Dicas para uma boa comunicação com o paciente: como se comunicar de forma clara e eficaz com seus pacientes

Você sabe como ter uma boa comunicação com o paciente durante o atendimento? Neste texto conheça quatro dicas infalíveis.

Dicas para uma boa comunicação com o paciente: como se comunicar de forma clara e eficaz com seus pacientes


Ter um consultório de sucesso envolve diversos fatores, em especial o atendimento que é oferecido ao cliente. Diante disso, um dos itens principais é a boa comunicação com o paciente. Afinal, ele é a base do funcionamento do local e espera que o profissional evite inadimplências, desmarcações e faltas recorrentes. 


Pensando nisso, o IOA ITC São Paulo preparou quatro dicas para que você tenha uma boa comunicação com o paciente. Quer saber quais são? Continue a leitura e confira!


4 dicas para uma boa comunicação com o paciente 


1. Escute seu paciente 


A primeira dica para uma boa comunicação com o paciente é ouvir o cliente durante o atendimento. Para a conversa dentro da clínica não se tornar apenas você falando é necessário ter um espaço para escutar o paciente. Assim a conversa fica mais fácil, dando ao paciente um espaço para mostrar o que deseja. 


Ceda algum tempo de cada consulta para que a pessoa possa dizer o que pensa e sente. Essa é uma das formas mais simples e eficientes de garantir a satisfação e o estreitamento de laços entre profissional e paciente. 


2. Seja claro ao passar as informações 


Informações passadas de maneira equivocada podem causar efeitos negativos entre você e o paciente. Qualquer explicação sobre horário da medicação, sobre os cuidados durante o tratamento ou a lista de proibições, todas as orientações precisam ser entendidas no decorrer do atendimento. 


É difícil se certificar que o paciente tenha entendido tudo que foi dito, no entanto é possível evitar equívocos. Um exemplo claro é dispensar o uso de muitos termos técnicos, isso faz com que as informações sejam compreendidas. 


Outra dica importante é pedir para que o paciente repita os esclarecimentos. Dessa maneira você consegue reforçar a importância das informações e confirmar que ele as entende de forma clara. 


3. Perceba os sinais 


O corpo humano está a todo momento enviando feedbacks seja para as demais pessoas ou o ambiente em si. Por isso, um local calmo faz com que a postura da pessoa seja de serenidade, calmaria, com braços quase sem rigidez e olhar menos atento.


Por mais que a maioria consiga esconder seus pensamentos, em algum momento os sentimentos ficam aparentes. Nesse caso, durante a consulta, fique atento ao corpo dos pacientes e procure perceber as leves mudanças. 


Num primeiro momento isso pode parecer algo quase impossível, porém com treino constante, os sinais ficam cada vez mais visíveis e fáceis de serem identificados. Profissionais com anos de carreira costumam fazer isso sem nem ao menos perceber.


4. Esteja preparado para esclarecer dúvidas 


A quarta dica para uma boa comunicação com o paciente é que você deve estar preparado para tirar dúvidas. No decorrer do atendimento é comum da pessoa perguntar mais detalhes do que está sendo feito, por isso tenha sempre uma resposta direta, mesmo que ela seja para dizer “eu não sei”. Afinal, nem sempre é possível saber todas as informações e isso deve ser deixado claro ao paciente. 


Gostou das dicas? O segredo para uma boa comunicação com o paciente pode estar na simplicidade de cada uma dessas dicas. Para conferir outros conteúdos como este, siga o IOA ITC São Paulo nas redes sociais: Facebook e Instagram.



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