Preparação prática e teórica: O diferencial do curso de HOF

A Ortodontia é a área da Odontologia responsável pelo estudo e tratamento das maloclusões dentárias. Mas o que são elas? São alterações na posição correta dos dentes na boca e na relação entre os dentes de cima e os de baixo. E é exatamente neste aspecto que o diagnóstico preciso tem grande importância para a realização do tratamento correto.

Diante disso, o IOA São Paulo preparou este conteúdo especial para esclarecer quais são os diferenciais do diagnóstico preciso quanto o assunto é Ortodontia. Continue a leitura e confira.

O diagnóstico ortodôntico 

Como sabemos, o trabalho do profissional da área inicia exatamente no diagnóstico. Isso porque é a partir da análise dos sintomas e sinais que é possível identificar uma doença ou problema que esteja afetando o paciente. Por isso que o diagnóstico precisa ser minucioso e detalhado.

Como é feito o diagnóstico? 

Em primeiro lugar é necessário que o ortodontista examine o paciente e estude exames auxiliares como: radiografias, tomografias e modelos. A partir daí é preciso investigar todas as alterações e suas possíveis causas. Isso inclui desde hábitos até uma análise das características dos familiares para se identificar uma possível tendência hereditária.

Afinal, qual a importância do diagnóstico preciso na Ortodontia?

  1. É possível criar um plano de tratamento 

A partir do diagnóstico preciso na Ortodontia é possível criar um plano adequado de tratamento ao paciente. Nele o profissional consegue saber os objetos e melhores opções para tratar o problema, principalmente para evitar possíveis complicações futuras ao paciente.

  1. Consegue identificar problemas de saúde bucal 

Diversas são as doenças bucais existentes. Exatamente para identificar o “problema” correto que o diagnóstico preciso na Ortodontia serve. A partir de uma análise minuciosa, com uma série de avaliações clínicas e radiográficas, realizada pelo ortodontia, é possível ter uma visão abrangente da condição oral do paciente.

Além disso, com base no diagnóstico, o ortodontista encaminhará o paciente para tratamentos complementares associados com outras especialidades médicas, se for necessário.

  1. Possibilita a correção dos dentes 

O tratamento especializado na correção dos dentes proporciona ao paciente uma oclusão mais saudável, aparência mais agradável e durabilidade. Alguns dos principais problemas diagnosticados são: sobremordida, mordida cruzada anterior, mordida cruzada posterior, mordida aberta, desvio de linha mediana, diastema e apinhamento. A partir daí o tratamento ortodôntico se faz com a utilização de aparelho fixo ou removível, que ajuda a movimentar dentes, retrair músculos e alterar o crescimento mandibular.

O diagnóstico ortodôntico envolve:

  • Análise de sintomas e sinais
  • Estudo de exames auxiliares, como radiografias, modelos e tomografias
  • Investigação de alterações e suas possíveis causas, como hábitos como chupar dedo e roer unha
  • Análise das características dos familiares para identificar uma possível tendência hereditária
  • Comparação de fotografias para mostrar os problemas que os dentes do paciente podem apresentar
  • Análise frontal da face para observar a dimensão vertical e a simetria facial

Se você é um profissional da odontologia comprometido com a promoção da saúde bucal, convidamos você a explorar o Curso de Especialização em Ortodontia do IOA São Paulo. Junte-se a nós e faça parte de uma comunidade de especialistas. Entre em contato e saiba mais informações.

plugins premium WordPress