(11) 3045 5119 | (11) 96593 1968

Por que os mini-implantes são essenciais na Ortodontia moderna?

Conheça algumas aplicações práticas dos mini-implantes e sua importância na atualidade para resolver casos clínicos da Ortodontia.

Por que os mini-implantes são essenciais na Ortodontia moderna?


Antes do surgimento dos mini-implantes, a ancoragem ortodôntica representava um problema de difícil solução na Ortodontia, resolvido na maioria das vezes com aparelhos extra-orais. Além do incômodo no uso, tais mecanismos afetavam a autoestima do paciente. Continue lendo e veja algumas aplicações práticas dos mini-implantes e sua importância na atualidade


Também chamados de mini-parafusos, os mini-implantes permitem ao ortodontista apoiar a movimentação dos dentes mal posicionados na gengiva do paciente, no osso maxilar, e não mais em outros dentes. 


Esse princípio impede a movimentação de dentes bem posicionados e os preserva sem desgastes, já que a força da tração é estática, aplicada ao osso. 


Importância dos mini-implantes


Além de auxiliar na ancoragem, os mini-implantes podem ser utilizados para fixar alguns dispositivos ortodônticos (como bráquetes, arcos  e elásticos) e podem servir como pilares para movimentos dentários. 


A cirurgia para instalação dos mini-parafusos é simples e rápida, realizada em consultório e com anestesia local. O ortodontista pode fixar os parafusos através de motores ou rosqueando-os manualmente com auxílio de chaves de inserção. 


Outra questão que contribui para a facilidade de implantação e ausência de dor é o tamanho dos mini-implantes, que varia de 6mm a 12 mm de comprimento e 1,2mm a 2,0mm de diâmetro. Assim, impactam uma região pequena da boca do paciente, minimizando desconfortos. 


O dispositivo também permite ao ortodontista ter maior controle da movimentação dos dentes durante o tratamento do paciente. Esse, por sua vez, pode ter tempo reduzido, o que pode ser um diferencial importante na hora da escolha do tratamento. 


Aplicações dos mini-implantes


As movimentações dentárias que eram difíceis de se obter com outros métodos, passaram a ser mais fáceis e ter seus resultados mais previsíveis a partir do uso de mini-implantes. Veja alguns exemplos de aplicações:


- intrusões de dentes extruídos;
- verticalizações;
- mesializações;
- distalizações em bloco;
- retrações;
- disjunções palatinas;
- utilizado com alinhadores ortodônticos;
- fechamento de espaços;
- fechamento de mordida aberta anterior.


Especialização em Ortodontia do IOA ITC São Paulo


Você deseja se capacitar para realizar diversos tipos de aplicação de mini-implantes e mecânicas ortodônticas associadas a eles? Saiba que na Especialização em Ortodontia do IOA ITC São Paulo, temos módulos exclusivos de treinamento em mini-implantes!


Conheça com profundidade as mecânicas ortodônticas utilizadas para cada caso e resolva as maiores dificuldades sobre mini-implantes, que são: 


- Analisar a anatomia do paciente 
- Escolher o local de implantação adequado
- Definir o material e espessura do parafuso


Além dos mini-implantes, você vai conhecer soluções inovadoras e mais cômodas aos seus pacientes, sem por exemplo, ter de submetê-los a cirurgias ortognáticas. 


É claro, com o currículo completo e moderno do curso, você estará apto para corrigir cada um dos diversos casos clínicos que surgem todos os dias na Ortodontia.


Inscreva-se na Especialização em Ortodontia com treinamento em mini-implantes e alinhadores. Vem ser IOA!



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas