(11) 3045 5119 | (11) 96593 1968

Como as healthtechs estão contribuindo para área da saúde?

Aqui, estamos falando de tecnologias que buscam a prevenção de doenças, estreitar a relação do profissional e até mesmo usar dados para personalizar o atendimento e melhorar a gestão de negócios da saúde.

Como as healthtechs estão contribuindo para área da saúde?


Sabemos o quanto a tecnologia tem sido uma grande aliada na área da saúde, seja em equipamentos mais modernos ou para um diagnóstico e tratamento mais precisos. E tudo isso tem se tornado mais prático com a ajuda das healthtechs, conhecidas startups do segmento. A inovação que trabalha para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Aqui, estamos falando de tecnologias que buscam a prevenção de doenças, estreitar a relação do profissional e até mesmo usar dados para personalizar o atendimento e melhorar a gestão de negócios da saúde. Continue a leitura deste conteúdo e confira como as healthtechs estão contribuindo para a área.

O que são as healthtechs?

O termo em inglês é a junção das palavras health e tech, ou seja, saúde e tecnologia. Por isso, nada mais são do que startups com foco em criar soluções tecnológicas, além de novas tecnologias para o setor da saúde. Seu principal objetivo é melhorar todo sistema da área.

Uma healthtech usa a inteligência artificial, computação na nuvem, data analytics e soluções mobile para otimizar os serviços. Oferecendo soluções que vão desde a gestão da clínica até a prestação de serviços personalizados aos pacientes.

Como as healthtechs podem facilitar o dia a dia da área da saúde?

1. Maior acessibilidade à saúde 

Por meio de recursos como, por exemplo, a telemedicina e os chatbots, as healthtechs contribuem para ações de prevenção e diagnóstico dos pacientes, permitindo maior acesso da população a um atendimento de qualidade. 


2. Gestão da clínica de forma eficiente 


Outro ponto muito explorado pelas healthtechs é a gestão de clínicas. Os sistemas integrados facilitam a gestão, tornando o atendimento mais eficiente e prático e, como consequência, tendo um serviço final satisfatório.


3. Digitalização de documentos e prontuários

As demandas de papéis de uma clínica são muitas, afinal é preciso ter em detalhes o histórico e cada procedimento feito no paciente. E de acordo com pesquisas na área, cerca de 70% dos prontuários ainda estão disponíveis apenas no papel.

No entanto, com a inserção das helthtechs todo o processo é facilitado, principalmente na organização e procura dos documentos. Digitalizar prontuários e outros documentos se destacam e contribuem para transformar positivamente o setor.

4. Redução de custos no setor

As healthtechs permitem aos profissionais da saúde, como médicos e dentistas, a realizarem uma orientação à distância, sem a exigência de ir ao consultório físico. Com isso, há uma economia com os custos que são necessários com um atendimento de forma presencial. 


5. Facilidade no agendamento de consultas, exames e procedimentos 


Com o uso das healthtechs a organização da agenda da clínicaconsultório é facilitada, pois tudo é feito de maneira eletrônica, o que auxilia no suporte à administração do local. Além disso, as inovações das startups contribuem para melhorar a qualidade, agilidade e as possibilidades de monitoramento de quem sofre com doenças crônicas ou precisa de atendimento de urgência à distância. 


Gostou deste conteúdo? Para conferir outras novidades sobre a área, siga o IOA São Paulo nas redes sociais: Facebook e Instagram.



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas