(11) 3045 5119 | (11) 96593 1968

Cirurgia alveolite: Veja seus deveres antes de realizar a cirurgia

Cirurgião-dentista, você sabe quais são os seus deveres antes de realizar a cirurgia de alveolite? Continue a leitura deste texto e confira.

Cirurgia alveolite: Veja seus deveres antes de realizar a cirurgia


Um dos primeiros compromissos que você cirurgião-dentista deve ter com seu paciente é informar os riscos pré e pós-cirúrgicos, em especial quando trata-se da cirurgia de alveolite. É fundamental explicar tudo que envolve o procedimento. Isso garantirá uma melhor comunicação com ele, mas, além disso, irá proteger você de possíveis processos judiciais no futuro. 


No entanto, os deveres antes de realizar a cirurgia não são apenas esses. Quer entender quais são eles? Continue a leitura deste conteúdo e confira. 


O que é a alveolite?


A alveolite nada mais é do que a infecção do alvéolo, uma parte interior do osso onde se encaixa o dente. Normalmente isso ocorre após a extração de um dente, quando não se forma um coágulo sanguíneo ou ele se desloca, formando uma infecção. No total existem dois tipos de alveolite: a seca e a purulenta.



  • Alveolite Seca


A alveolite seca ocorre quando não há formação do coágulo sanguíneo pós-extração, com isso, o interior do alvéolo fica seco, com exposição do osso e correspondentes terminações nervosas, o que pode gerar dor intensa e desconforto na região afetada. 



  • Alveolite Purulenta


Já a alveolite purulenta conta com sangramento e produção de pus. Uma das causas pode ser reações a corpos estranhos existentes no interior do alvéolo. Além disso, um dos sintomas é o mau cheiro e a dor intensa. 


Quais os fatores de risco da doença?


Entre os fatores de risco da alveolite se destacam: os hábitos de higiene oral inadequados, ter sofrido uma extração dentária incorreta, o tipo de anestesia utilizada na extração, a presença de infecções no local, uso de cigarro, uso de anticoncepcionais orais, doenças como diabetes ou problemas de coagulação. 


Principais sintomas da alveolite?


Os sintomas comuns da alveolite consistem em dor intensa de dente com passagem para o ouvido, rosto, pescoço, mau hálito, inchaço, mudança no paladar, vermelhidão, febre e presença de pus e aumento dos gânglios linfáticos na região. 


Cirurgião-dentista: Quais os deveres antes de realizar a cirurgia?


Cirurgião-dentista, entre as recomendações para realizar a cirurgia de alveolite estão: sempre estar atento que nesses casos, não é indicado a realização de curetagem do alvéolo. Para isso é preciso remover qualquer sutura que esteja atrapalhando a cicatrização, além de limpá-lo com solução salina à temperatura ambiente ou com produto anestésico para aliviar a dor, acompanhada da aspiração do líquido. 


Pode-se também utilizar pastas com princípios ativos antimicrobianos e analgésicos para diminuir o desconforto do paciente e evitar que restos de alimentos se acumulem no alvéolo. O paciente precisa realizar a irrigação com solução salina diariamente utilizando seringas descartáveis em casa e precisa ser acompanhado enquanto estiver com dor. 


As dicas ajudaram você a identificar os deveres antes de realizar a cirurgia? Então, não perca outras dicas como essas nas redes sociais do IOA ITC São Paulo. Siga nosso InstagramFacebook e confira. Além, é claro, de conhecer todas as pós-graduações disponíveis para 2022. 



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas