Antes do surgimento dos mini-implantes, a ancoragem ortodôntica representava um problema de difícil solução na Ortodontia, resolvido na maioria das vezes com aparelhos extra-orais. Além do incômodo no uso, tais mecanismos afetavam a autoestima do paciente. Continue lendo e veja algumas aplicações práticas dos mini-implantes e sua importância na atualidade!
Também chamados de mini-parafusos, os mini-implantes permitem ao ortodontista apoiar a movimentação dos dentes mal posicionados na gengiva do paciente, no osso maxilar, e não mais em outros dentes.
Esse princípio impede a movimentação de dentes bem posicionados e os preserva sem desgastes, já que a força da tração é estática, aplicada ao osso.
Importância dos mini-implantes
Além de auxiliar na ancoragem, os mini-implantes podem ser utilizados para fixar alguns dispositivos ortodônticos (como bráquetes, arcos e elásticos) e podem servir como pilares para movimentos dentários.
A cirurgia para instalação dos mini-parafusos é simples e rápida, realizada em consultório e com anestesia local. O ortodontista pode fixar os parafusos através de motores ou rosqueando-os manualmente com auxílio de chaves de inserção.
Outra questão que contribui para a facilidade de implantação e ausência de dor é o tamanho dos mini-implantes, que varia de 6mm a 12 mm de comprimento e 1,2mm a 2,0mm de diâmetro. Assim, impactam uma região pequena da boca do paciente, minimizando desconfortos.
O dispositivo também permite ao ortodontista ter maior controle da movimentação dos dentes durante o tratamento do paciente. Esse, por sua vez, pode ter tempo reduzido, o que pode ser um diferencial importante na hora da escolha do tratamento.
Aplicações dos mini-implantes
As movimentações dentárias que eram difíceis de se obter com outros métodos, passaram a ser mais fáceis e ter seus resultados mais previsíveis a partir do uso de mini-implantes. Veja alguns exemplos de aplicações:
– intrusões de dentes extruídos;
– verticalizações;
– mesializações;
– distalizações em bloco;
– retrações;
– disjunções palatinas;
– utilizado com alinhadores ortodônticos;
– fechamento de espaços;
– fechamento de mordida aberta anterior.
Especialização em Ortodontia do IOA ITC São Paulo
Você deseja se capacitar para realizar diversos tipos de aplicação de mini-implantes e mecânicas ortodônticas associadas a eles? Saiba que na Especialização em Ortodontia do IOA ITC São Paulo, temos módulos exclusivos de treinamento em mini-implantes!
Conheça com profundidade as mecânicas ortodônticas utilizadas para cada caso e resolva as maiores dificuldades sobre mini-implantes, que são:
– Analisar a anatomia do paciente
– Escolher o local de implantação adequado
– Definir o material e espessura do parafuso
Além dos mini-implantes, você vai conhecer soluções inovadoras e mais cômodas aos seus pacientes, sem por exemplo, ter de submetê-los a cirurgias ortognáticas.
É claro, com o currículo completo e moderno do curso, você estará apto para corrigir cada um dos diversos casos clínicos que surgem todos os dias na Ortodontia.
Inscreva-se na Especialização em Ortodontia com treinamento em mini-implantes e alinhadores. Vem ser IOA!