Dentes alinhados e branquinhos… quem nunca sonhou em ter os dentes perfeitos, não é mesmo? É claro que, para conquistar isso, são necessários muitos cuidados, principalmente preventivos – o que chamamos de Ortodontia Preventiva.
A área da Odontologia responsável por evitar problemas de oclusão ou de dentes tortos. A partir do uso de técnicas e procedimentos simples, ela consegue evitar a utilização de aparelhos odontológicos ou a necessidade de tratamentos mais complexos. Quer saber mais sobre este assunto? Continue a leitura deste blog.
O que é a Ortodontia Preventiva?
Assim como citado acima, a Ortodontia Preventiva é setor da Odontologia responsável por evitar que os dentes fiquem tortos. Isso significa que você previne complicações de saúde bucal antes mesmo que elas surjam, como, por exemplo, a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos.
Essa área garante uma oclusão alinhada através de procedimentos simples, que podem evitar a extração de dentes no futuro, bem como o uso de aparelhos fixos e até alguns tipos de desgastes dentários. Tudo é realizado a partir de pequenas intervenções.
Com o auxílio de um profissional especializado é possível se livrar de uma cirurgia para a correção da mordida. Nesse procedimento, por exemplo, é feita a reposição do maxilar e da mandíbula, remodelando o rosto do paciente.
Quando é necessário buscar ajuda?
Como a área trata de prevenção, quanto mais cedo você procurar o profissional, seja ele Ortopedista dos Maxilares, Ortodontista e Odontopediatra (no caso das crianças), melhor. Por isso, a recomendação é procurar o especialista a partir dos 4 anos de idade, quando o crescimento ósseo alcança o pico.
Dessa forma, tanto a mandíbula quanto o maxilar podem ser acompanhados de perto, desenvolvendo-se sem problemas que necessitem de tratamentos dentários mais demorados quando adulto.
Entre as crianças, quais os problemas mais comuns?
Em crianças dos 4 aos 12 anos de idade, faixa etária mais indicada para se procurar um Odontopediatra ou Ortopedista dos Maxilares, determinados problemas podem ser facilmente detectados pelo especialista, como:
– mordida cruzada
– falta de espaço para a chegada dos dentes permanentes
– mordida aberta
– mordida profunda
– dificuldade para mastigar
– espaço entre os dentes
– hábitos de chupar os dedos ou a chupeta
– dentes encavalados ou tortos e fora da posição
– mau posicionamento da mandíbula e do maxilar
O que a consulta com esses profissionais pode prevenir?
Na Ortodontia Preventiva, a consulta ao profissional da área pode prevenir uma série de problemas, sendo:
– diminuir as chances dos dentes permanentes não conseguirem nascer
– impedir o desenvolvimento de oclusões inadequadas
– ajudar no desenvolvimento do maxilar e da mandíbula, assim como o palato, com o auxílio de aparelhos móveis
– certificar que os dentes permanentes nasçam na posição certa
– diminuir ou até mesmo eliminar problemas de fala ou de deglutição
– auxiliar a melhorar a aparência, elevando a autoestima dos pacientes
– reduzir as chances de necessidade de tratamentos com aparelhos fixos no futuro
E aí, este texto ajudou você a tirar suas dúvidas sobre a Ortodontia Preventiva? Que tal saber mais sobre outros temas? Nas redes sociais do IOA São Paulo é possível conferir outras dicas como estas, bem como saber os cursos que estão disponíveis na nossa instituição. Siga nosso Facebook e Instagram.