O mercado está cada vez mais disputado. E para conseguir se destacar, diante da concorrência, não basta apenas buscar maneiras inovadoras de captação e fidelização, é fundamental conhecer as necessidades do público-alvo. Afinal, o objetivo é oferecer exatamente o que ele almeja. E é exatamente neste quesito que a jornada do cliente entra.
Essa é a estratégia ímpar para garantir o crescimento desejado do seu negócio. E para dar uma forcinha a mais para você, preparamos este conteúdo explicativo sobre as principais características da jornada do cliente. Confira!
O que é a jornada do cliente?
A jornada do cliente nada mais é do que uma espécie de mapa que mostra todas as etapas de relacionamento do usuário com seu negócio. Isso envolve desde o primeiro contato com o cliente, a decisão de investir no produto ou serviço e até mesmo o pós.
Por isso, para identificar o ciclo é importante compreender o comportamento do cliente/paciente e como sua empresa pode ajudar com as necessidades que o público deseja.
Nesse caso, por exemplo, estruturar o mapa da jornada do cliente colabora para os pontos de contato da interação do usuário com seu negócio, o produto e a marca e, assim, definir o ciclo de relacionamento desse cliente.
Como criar a jornada do cliente?
Para criar a jornada do cliente todas as ações do seu consultório precisam estar voltadas ao paciente ideal. Logo, definir quem é o seu cliente é essencial para identificar o que ele procura e como sua empresa pode oferecer as melhores ofertas e serviços para este público.
Hoje, compreender o cliente tornou-se um padrão para que diversas empresas possam criar suas personas. Mas o que são personas? São personagens fictícios que representam o perfil do seu cliente ideal. Eles costumam abranger não somente informações demográficas como idade, localização e renda, mas também dados como interesses, razões para a compra e preocupações.
É importante ressaltar que as personas costumam mudar conforme surgem novas informações sobre os clientes ideais. Com isso é possível conhecer dois tipos de pesquisa: análise e anedóticos.
– Pesquisa analítica
Você pode usar muitas ferramentas para conseguir dados sobre o comportamento dos usuários. O mais comum é a análise de sites, que fornecem muita informação sobre de onde os usuários vêm e o que eles estão buscando. Ele também irá te ajudar a identificar os pontos no processo onde eles desistiram.
– Pesquisa anedótica
Embora os dados possam ser convincentes, eles por si só não contar a história do cliente/paciente. Para isso, é necessário saber as histórias de experiências dos usuários. Você pode obter isso falando com o paciente durante uma “entrevista” ou por meio das pesquisas nas redes sociais.
Além disso, ter contato direto com o time da linha de frente que interage com o paciente diariamente, como a equipe de suporte e vendas, é outra forma importante de entender as necessidades do público-alvo.
Este conteúdo ajudou você a compreender a jornada do cliente? Inicie já na sua clínica. Para conferir outras dicas como essa siga o IOA ITC São Paulo nas redes sociais: Facebook e Instagram.