Ter um consultório de sucesso envolve diversos fatores, em especial o atendimento que é oferecido ao cliente. Diante disso, um dos itens principais é a boa comunicação com o paciente. Afinal, ele é a base do funcionamento do local e espera que o profissional evite inadimplências, desmarcações e faltas recorrentes.
Pensando nisso, o IOA ITC São Paulo preparou quatro dicas para que você tenha uma boa comunicação com o paciente. Quer saber quais são? Continue a leitura e confira!
4 dicas para uma boa comunicação com o paciente
1. Escute seu paciente
A primeira dica para uma boa comunicação com o paciente é ouvir o cliente durante o atendimento. Para a conversa dentro da clínica não se tornar apenas você falando é necessário ter um espaço para escutar o paciente. Assim a conversa fica mais fácil, dando ao paciente um espaço para mostrar o que deseja.
Ceda algum tempo de cada consulta para que a pessoa possa dizer o que pensa e sente. Essa é uma das formas mais simples e eficientes de garantir a satisfação e o estreitamento de laços entre profissional e paciente.
2. Seja claro ao passar as informações
Informações passadas de maneira equivocada podem causar efeitos negativos entre você e o paciente. Qualquer explicação sobre horário da medicação, sobre os cuidados durante o tratamento ou a lista de proibições, todas as orientações precisam ser entendidas no decorrer do atendimento.
É difícil se certificar que o paciente tenha entendido tudo que foi dito, no entanto é possível evitar equívocos. Um exemplo claro é dispensar o uso de muitos termos técnicos, isso faz com que as informações sejam compreendidas.
Outra dica importante é pedir para que o paciente repita os esclarecimentos. Dessa maneira você consegue reforçar a importância das informações e confirmar que ele as entende de forma clara.
3. Perceba os sinais
O corpo humano está a todo momento enviando feedbacks seja para as demais pessoas ou o ambiente em si. Por isso, um local calmo faz com que a postura da pessoa seja de serenidade, calmaria, com braços quase sem rigidez e olhar menos atento.
Por mais que a maioria consiga esconder seus pensamentos, em algum momento os sentimentos ficam aparentes. Nesse caso, durante a consulta, fique atento ao corpo dos pacientes e procure perceber as leves mudanças.
Num primeiro momento isso pode parecer algo quase impossível, porém com treino constante, os sinais ficam cada vez mais visíveis e fáceis de serem identificados. Profissionais com anos de carreira costumam fazer isso sem nem ao menos perceber.
4. Esteja preparado para esclarecer dúvidas
A quarta dica para uma boa comunicação com o paciente é que você deve estar preparado para tirar dúvidas. No decorrer do atendimento é comum da pessoa perguntar mais detalhes do que está sendo feito, por isso tenha sempre uma resposta direta, mesmo que ela seja para dizer “eu não sei”. Afinal, nem sempre é possível saber todas as informações e isso deve ser deixado claro ao paciente.
Gostou das dicas? O segredo para uma boa comunicação com o paciente pode estar na simplicidade de cada uma dessas dicas. Para conferir outros conteúdos como este, siga o IOA ITC São Paulo nas redes sociais: Facebook e Instagram.