Se tornar um líder de alta performance na área da saúde pode não ser uma tarefa fácil, no entanto, acredite, é possível, sim. Mas para isso o principal desafio está em tirar as ideias do papel e colocá-las em prática. Afinal, um líder de alta performance precisa ser comprometido com o resultado da clínica\consultório e alinhar seus projetos pessoais aos objetivos profissionais.
Por isso é necessário ter o conhecimento em gestão e liderança, além, é claro, de exigir a capacidade de se comunicar com todos, em especial, conseguir traduzir a estratégia organizacional para todos que compõem a organização de saúde, como: dentistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, contadores, farmacêuticos, auxiliares de limpeza, oficiais de manutenção, entre outros.
No entanto, outras características importantes fazem toda a diferença quando o assunto é se tornar um líder de alta performance. Continue a leitura deste blog e confira os principais diferenciais para você aplicar.
5 características para se tornar um líder de alta performance
1. Tenha clareza nos seus objetivos
Os líderes em saúde precisam tornar claro para todos os reais objetivos a serem buscados. É fundamental que todos devem estar alinhados com a visão da organização e na forma de lidar com os clientes. Para isso, o líder de alta performance precisa dar a sua visão sobre a empresa, sua equipe, sua área e os objetivos que deseja alcançar. E lembre-se sempre: a visão começa com o líder, porém só se realiza através dos esforços de muitas pessoas.
2. Busque uma comunicação aberta e constante
Pelo fato de existir uma diversidade de formações dentro da clínica\consultório é preciso ficar atento aos fluxos e sistemas de informação que acontecem no local. Manter contato constante com a equipe demonstra que você zela pelos resultados e que está ali para apoiá-los. Fazendo o acompanhamento das tarefas, como líder você observa possibilidades de melhorar os resultados da equipe.
3. Invista numa tomada de decisão descentralizado
Não esqueça: confie na capacidade de seus liderados e delegue atividades aos membros da equipe que estejam capacitados para tal função. Esse é um grande desafio para um líder de alta performance, e a delegação faz parte do crescimento da sua equipe. Essa é uma forma dos colaboradores entenderem que você os conhece bem e confia no seu trabalho.
4. Estabeleça vínculo com seus colaboradores
Um líder de alta performance precisa conhecer a sua equipe. Por isso, saiba quais são as suas competências, os seus estilos de trabalho e as suas personalidades? Dessa forma, é possível demandar as atividades certas para as pessoas certas. Afinal, quando falamos em prestação de serviço à saúde, as relações humanas são determinantes nos processos de liderança e organização.
5. Busque sempre a inovação
Um líder de alta performance inovador, aberto a mudanças e provedor da criatividade, você terá a seu favor um elemento essencial na gestão da clínica\consultório, a expertise prévia da equipe. Com isso, toda a organização cria um aspecto flexível, visto que as necessidades e expectativas do cliente atendido são inconstantes e não seguem padrões.
Para liderar uma equipe de alta performance, comece agora por você. Seja o espelho do seu time! Gostou das dicas? Para conferir muitos outros, siga o IOA São Paulo nas redes sociais: Facebook e Instagram.