O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais dos profissionais, com a Odontologia não é diferente. E isso não requer apenas os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, é necessário estar sempre atualizado sobre as novidades da área em que atua, para conseguir se destacar diante dos demais. Por isso, questionamos: quais os desafios atuais da Odontologia?
Há muitos deles, afinal todas as profissões são feitas de desafios. No entanto, fazer delas oportunidades únicas para a carreira é uma qualidade específica dos profissionais criativos, com ideias inovadoras, a fim de transformar o mercado em que atuam. A seguir você confere quais as principais dificuldades para os cirurgiões-dentistas na atualidade.
4 desafios atuais da Odontologia e como evitá-los
1. A oferta maior que a demanda diária
O Brasil é o país com o maior número de dentistas em atividade no mundo, conforme dados divulgados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Com uma quantidade tão grande de profissionais no mercado, como resultado há um número maior de clínicas sendo abertas todo ano. E com a concorrência cada vez mais acirrada, manter a agenda cheia é um desafio.
Dessa forma, para conseguir driblar a concorrência nos desafios atuais da Odontologia é preciso sempre estar atento às ações que irão favorecer o paciente, a partir de um trabalho ético, moderno, inovador e respeitando o sigilo profissional. E isso ocorre desde os cursos dos tratamentos até o correto preenchimento dos prontuários odontológicos, de modo a preservar a saúde e bem-estar do paciente.
2. Proibição de determinadas propagandas para cirurgiões-dentistas
Seja com propagandas nas redes sociais ou nos demais meios de comunicação como a televisão, é necessário seguir regras mesmo que seja para a divulgação do seu trabalho. Por isso que há mais de 50 anos, de acordo com o artigo 7º da Lei 5.081, é vetado ao dentista diversos tipos de divulgação, como por exemplo:
– Exibir em público trabalhos odontológicos
– Utilizar de artifícios de propaganda para alcançar clientes
– Divulgar mais de duas especialidades
– Anunciar preços de serviços e formas de pagamento
Contudo, mesmo com algumas restrições com relação a anunciar a sua atividade, isso não significa a possibilidade de aproveitar dos meios de comunicação para atingir o seu público-alvo.
É comum determinadas profissões que se enquadram em rigorosas regras de propaganda elaborem conteúdos a partir de profissionais de marketing ou influenciadores digitais para divulgação do trabalho e marca. Tudo isso sem citar valores, apenas com a menção da logomarca, dos procedimentos e técnicas realizados por você, que tornam o seu trabalho único e diferente dos concorrentes.
3. Informação de fácil acesso
Hoje, o acesso à informação pode estar na palma da mão. No entanto, nem sempre isso significa algo positivo, principalmente quando falamos em saúde, sendo esse mais um dos desafios atuais da Odontologia. O autodiagnóstico é um dos exemplos mais comuns. Afinal, faz com que as pessoas não procurem um profissional qualificado para o tratamento de determinadas patologias, o que não pode ocorrer.
Por isso, o profissional que opta por um conteúdo de qualidade, direcionado ao público certo, tem como aliada uma ótima maneira de relacionamento e fidelização de novos clientes.
4. Carência de conhecimento financeiro e administrativo
O cirurgião-dentista que decide por ter sua própria clínica é fundamental ter conhecimento, mesmo que básico, sobre administração para ter o controle das contas e do retorno financeiro do consultório. Diante disso, invista em cursos na área.
O planejamento dará para você a noção real de cada um dos passos que precisa, e a aptidão necessária para avaliar a saúde financeira do seu negócio e obter previsões que tornarão seus objetivos muito mais próximos. Porém, é importante destacar que contar com um profissional administrativo e contábil é imprescindível para o sucesso do seu negócio.
Gostou das dicas? Como você pode perceber, para driblar os desafios atuais da Odontologia o segredo está em seguir as tendências do mercado, apresentando os seus diferenciais para uma odontologia de alto impacto e com resultado satisfatório em seus pacientes.