A odontologia está sempre em constante mudança e em 2024 não será diferente. Afinal, a cada ano que passa novas tecnologias, procedimentos e tratamentos são produzidos para a área. Por isso, você cirurgião-dentista precisa estar atento às principais tendências do futuro na odontologia.
E para te ajudar nesta tarefa, o IOA ITC São Paulo separou algumas das tendências esperadas para o futuro da odontologia em 2024. Assim, você pode começar a preparar sua clínica ou consultório, garantindo um sólido início de ano para o seu negócio. Veja!
O futuro da odontologia: 5 tendências da área para o próximo ano
1. Modelagem Digital
Também conhecida como escaneamento intraoral, a modelagem digital busca facilitar o atendimento dos pacientes durante a consulta. O método nada mais é do que utilizar a câmera scanner para produzir imagens 2D ou 3D da boca dos pacientes. Logo, é possível digitalizar toda a arcada dentária.
Além disso, essas imagens possuem ótima qualidade e são de grande auxílio na hora de criar restaurações e próteses ou realizar outros tratamentos. A modelagem digital também pode ser usada na criação de aparelhos ortodônticos.
2. Harmonização Orofacial
Pensar no futuro da odontologia é falar sobre Harmonização Orofacial. Com o sucesso dos últimos anos, a especialidade continuará sendo tendência em 2020. Afinal, cada vez mais as pessoas estão à procura de um rosto mais harmonioso e que ressalta a sua beleza.
Como bem sabemos, a Harmonização Orofacial busca o equilíbrio entre a relação estética e funcional do rosto e sorriso do paciente, a partir de procedimentos que ajudam a corrigir assimetrias e melhorar algumas proporções faciais de pacientes.
3. Prótese de Zircônia
Mais uma das tendências para o futuro da odontologia é a prótese de zircônia. Ela é um tipo de porcelana que se destaca pelo seu brilho e sua resistência, não é à toa que os fabricantes passaram a desenvolver a prótese com o material.
Entre seus benefícios estão: a ausência de tonalidade acinzentada e a coloração mais similar ao branco leitoso dos dentes, que não sofre alteração com o passar do tempo. Sem falar na durabilidade da prótese e na pequena incidência de desgastes.
Por esse motivo, a prótese de zircônia é uma das técnicas mais recomendadas quando o assunto é reabilitação completa, o que garante um sorriso natural para o seu paciente.
4. Cirurgia Guiada
Em 2024, a expectativa é que haja o aumento das conhecidas cirurgias guiadas. Isso porque haverá o crescimento da odontologia digital. O método pode ser usado principalmente em reabilitações com implantes osseointegráveis.
No entanto, para que esse procedimento seja utilizado, é preciso que seu paciente realize exames como tomografia e scanner intraoral. O uso dessa técnica é de grande importância para pessoas com total desdentamento, tanto na mandíbula quanto na maxila. Podendo ser usada também para aqueles que são desdentados parcialmente, seja por dentes unitários ou múltiplos.
Com isso, é possível realizar a cirurgia no paciente sem incisões e deslocamento de fibromucosa, o que diminui consideravelmente o sangramento. Além disso, suturas não são necessárias, o que torna a cirurgia guiada minimamente invasiva. Assim, o procedimento consiste em fazer apenas uma pequena incisão no local onde você fixará o implante.
5. Prontuário Eletrônico
Já pensou em ter acesso a todas as informações do seu paciente, incluindo as fichas de anamnese, exames e histórico sem precisar procurar em inúmeras pastas e gavetas? Com o prontuário eletrônico isso é possível. E o melhor, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo que tenha acesso a internet.
Outro diferencial é a segurança de armazenar todos os dados do seu paciente. Diante disso, você se livra do tempo perdido procurando e organizando os prontuários de papel antes da consulta, tornando os atendimentos mais ágeis e eficientes.
E aí, gostou das dicas? Para conferir outras novidades sobre o futuro da odontologia, siga o IOA ITC São Paulo nas redes sociais: Facebook e Instagram.